Conheça o caso da pequena Madah e as minhas dicas para iniciar um processo de divórcio com crianças:
A separação é sempre um momento difícil, principalmente se você tem filhos. Quanto menores os filhos, mais difícil é conseguir pensar com clareza e separar o que é problema do casal, dos problemas da família.
Nas últimas semanas, as notícias do caso da pequena Madah movimentaram as redes sociais. Conhece o caso? O resumo é o seguinte: Madah é filha de Leticia Almeida. Leticia tinha um relacionamento com Saulo Poncio. Saulo é irmão de Sara, casada com Jonathan Couto. A criança é filha biológica de Jonathan, mas foi registrada por Saulo. Saulo matinha com Madah um relacionamento parental afetivo.
O contexto da história não é novo. Quem não conhece um caso de separação em que existe decepção, desencontro de informações, traição, tentativas confusas de buscar soluções para a situação familiar? Não se iluda com conselhos de curiosos ou de pessoas que não tem especialização em direito das famílias!
Sobre o que foi noticiado nas redes sociais, no caso específico de Madah, essas tentativas de solução frustraram aquela que mais precisa de proteção legal: a criança. O que se viu foi uma guerra nas redes sociais, com parte das pessoas se manifestando a favor da mãe, parte se manifestando a favor do pai afetivo, parte das manifestações a favor de outros membros da família de Saulo, sobretudo, sua irmã Sara.
Vamos deixar de lado o caso Madah e pensar em todas as separações com filhos?
O que o caso Madah pode nos ensinar?
Você consegue entender onde começaram os problemas? No calor das emoções e das reviravoltas da história, os adultos não estavam aptos para, naquele momento, a buscar as soluções que protegem a pequena Madah. Todos ainda estavam lidando com os próprios sentimentos e com as perdas que assumiram com os diversos rompimentos.
O momento da separação envolve sofrimento e intenso desgaste para todos os envolvidos, mas existe a possibilidade de avançar mantendo o foco no que importa. Tenho algumas dicas para você escolher um caminho mais eficiente para buscar uma solução:
1º Busque uma advogada especializada em Direito das Famílias:
A separação que envolve o término de um relacionamento com crianças ou adolescentes sempre precisa de um processo judicial. Vou frisar: não existe divórcio extrajudicial se você tem filho menor de idade. É fundamental que você procure uma advogada especializada em Direito das Famílias. Então, você encontrou sua advogada? Siga para a próxima dica!
2º Conheça quais são os instrumentos de proteção que a lei oferece para você.
É possível que você saiba quais são os direitos dos seus filhos, mas você sabe quais são as formas de assegurar que esses direitos serão cumpridos? Pais e mães precisam conhecer os direitos dos filhos. É dever e obrigação legal dos pais buscar que seus filhos sejam assistidos juridicamente e protegidos.
É importante você saber também o que pode fazer por seus filhos e o que você não pode de forma alguma fazer! É muito importante avançar com segurança e tentar sempre deixar de um lado os problemas do casal e de outro tentar manter a paz na relação entre mais e filhos.
Está mais informado sobre quais são os direitos dos seus filhos? Compreendeu o que você pode exigir e o que você não pode? Entendeu quais são as atitudes que você jamais deve tomar? Chegou a hora de traçar um plano. Mas não é só, vá para a próxima dica!
3º Trace um plano de trabalho com sua advogada especializada:
Quando a vida nos traz uma vivência difícil é muito mais fácil seguir um plano. Já notou como toda atividade tem seus caminhos e procedimentos? Quando você entra num avião que a tripulação está sempre seguindo um protocolo. Também existe um protocolo a ser seguido para que os direitos dos filhos estejam protegidos. Lembra que nos falei de uma lista de atos permitidos e outros proibidos?
Você não precisa adivinhar o que é possível, nem muito menos o que é permitido ou proibido. Converse com sua advogada especializada e se informe, somente quando você estiver informado você poderá traçar as suas prioridades. Juntas vocês conseguiram avançar num caminho muito mais objetivo!
É esse plano que você precisa traçar com sua advogada especializada e seguir esse plano é lhe trará segurança sobre os próximos passo a serem dado. Em resumo:
1º Procure sua advogada especializada;
2º Conheça seus direitos e deveres, suas obrigações com seus filhos e os direitos deles;
3º Desenhe um plano de ações.
Siga nos acompanhando com as novidades dos Direitos das Famílias e Direito das Sucessões no blog. Se quiser pedir algum tema, mande seu pedido para o contato@elisaaccioly.com.br